sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

"O mel também?"

Tem sido uma das perguntas mais recorrentes: "Porque é que não se pode consumir mel se formos vegan? É natural que elas produzam mel, não vejo qual o problema."

A minha resposta não tem elucidado por completo tal dúvida, por isso resolvi procurar algo mais para poder ter uma informação mais estruturada.

Encontrei no site da Sociedade Vegan (http://www.sociedadevegan.com/o-mel-e-vegano) a seguinte explicação:


" (...) as abelhas também sofrem uma exploração que as retira do seu meio natural e são manipuladas, tudo em nome do lucro que o seu néctar terá na indústria do mel. (...) Durante os meses em que há um decréscimo de produção de mel, alguns apicultores optam por queimar as colmeias ou deixar as abelhas morrer à fome, uma vez que a manutenção das colmeias é cara. Ao retirar o mel, qualquer apicultor, por mais cuidado que tenha, não consegue deixar de matar uns quantos insectos. Para as abelhas o mel é o seu alimento pelo qual trabalharam e armazenaram para os períodos de escassez. Quando sentem uma ameaça ao seu néctar, atacam para proteger o que é delas. Algumas morrem por esmagamento, outras na picada, quando perdem o ferrão. É por estes motivos que um vegano, ou alguém que procure viver de um modo consciente sem exploração animal deve optar por não consumir mel."

E os motivos são estes.
Espero que ajude a compreender melhor.
A mim ajudou.

Até logo.

2 comentários:

Os blogues que acompanho